A estratégia digital de qualquer empresa está mudando constantemente, isso porque as tendências da web são constantemente atualizadas. Em termos de SEO, os critérios do mecanismo de pesquisa, as notícias do Google e os hábitos do usuário modificam a maneira como o conteúdo deve ser produzido em 2020.

Como SEO é uma estratégia que leva seu tempo para trazer resultados, você já deve se preparar para 2020. Para isso, a empresa de Desenvolvimento Web No Rio – Criação de Sites RJ, trouxe algumas dicas essenciais para você alavancar o seu posicionamento orgânico no próximo ano.

O que veremos no próximo ano em relação a SEO? 

O conteúdo multimídia continuará causando o maior número de conversões.

Investir em conteúdo multimídia de qualidade (design de imagens e vídeos atraentes) continuará sendo uma aposta segura dentro da estratégia de marketing digital. Especialmente se você está procurando ter um impacto na web e disseminação através de compartilhamento.

Reinvente seu site e crie novos conteúdos em formato de vídeo. Dentro da SERP (as páginas de resultados), uma miniatura contendo um vídeo receberá mais visitas do que o restante do conteúdo estático.

No entanto, lembre-se que é melhor usar uma plataforma externa em vez de usar o próprio site como suporte para vídeos, já que um alto peso poderia desacelerar a velocidade de carregamento do site e, com ele, o posicionamento do SEO.

Especialmente no contexto de sites interativos ou para a venda e disseminação de um produto ou serviço, a experiência do usuário (UX) pode influenciar positivamente, assim como o seu posicionamento dentro dos mecanismos de busca.

A velocidade de resposta, a arquitetura do site, a lógica e coerência que a web apresenta,  impactará o usuário. Um UX contínuo aumenta o tempo do usuário na página e, com ele, a taxa de cliques, de modo que as conversões podem ser maiores.

Além disso, tenha em mente o RankBrain do Google, uma ferramenta que existe desde 2015, mas que em 2019, ganhará ainda mais peso nas estratégias digitais. Essa tecnologia cuida do tempo médio em uma página e da porcentagem de cliques ou CTR (taxa de cliques) mencionada anteriormente.

Esses elementos podem ser otimizados por meio dos títulos e meta descrições de cada página que aparecem nas páginas de resultados. Criar uma nuvem de tags para priorizar as palavras-chave perfeitas em cada caso permitirá que você foque o público-alvo e melhore o SEO.

Estratégias multicanais e pesquisa por voz

Para melhorar o posicionamento SEO em 2020, é essencial que o seu site tenha uma versão mobile ou, pelo menos, seja responsivo e, com isso, certificar-se da forma como a página aparece nos motores de busca. Além de uma meta descrição adequada, sua posição dentro das SERPs será condicionada pelas novas estratégias multicanais.

A integração de todos os canais, como marketing, SEO, Social Media ou Pay-per-click, entre muitas outras opções, oferecerá maiores retornos à sua estratégia. Ao mesmo tempo, o celular fez pesquisas se tornarem Voice Search e esta tendência está crescendo.

Esta migração crescente significa que o site deve ser carregado rapidamente e os termos de pesquisa têm que ser mais simples, as pessoas tendem a se expressar com menos palavras e formações menos complexas quando estão falando, então o site também precisa fazer isso para que obtenha um bom posicionamento de SEO.

Após a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, em maio do ano passado (que influencia todas as empresas que operam na União Européia), a segurança cibernética teve que se reinventar e reiniciar os protocolos. Por esse motivo, 2020 vem com uma ênfase renovada na segurança on-line dos usuários, que exigem mais transparência e proteção de dados, especialmente quando enfrentam pagamentos on-line e exigem plataformas seguras.

Hoje, navegadores como o Chrome já notificam os sites que não têm os certificados de segurança SSL, na qual serve para que o domínio da web se torne https para garantir uma transferência segura de informações e serve também, cada vez mais, como uma ferramenta que chama a atenção do usuário, mostrando que aquele site é seguro. Além disso, o posicionamento dessas páginas melhora, pois o Google favorece páginas compatíveis com o protocolo.

Estas informações são simples, mas valem ouro na otimização do seu site para os mecanismos de buscas em 2020. 

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