Muitas pessoas têm curiosidade em saber quanto custa o desenvolvimento de aplicativos, não é mesmo? No entanto, vale ressaltar que para isso é necessário entender ao certo como se dá a criação desses apps antes de qualquer coisa, ou seja, o que é necessário para colocar uma ideia em prática.

Como você já deve imaginar, o desenvolvimento de aplicativos requer profissionais com experiência em desenvolvimento de software e em design, por exemplo. É claro que outros profissionais também podem fazer parte, mas esses são mais importantes. Além das pessoas, é preciso também fazer o uso de tecnologias, as quais são diferentes das utilizadas para a criação de sites.

Hoje em dia já é algo bastante comum se deparar com agências digitais cuja principal função é desenvolver aplicativos. Isso porque os apps atualmente têm uma grande importância e são realmente bastante requisitados. Quer entender o que é necessário para iniciar a criação de aplicativos? Então é só continuar a sua leitura.

Dicas na hora de contratar um desenvolvedor de aplicativos

Antes de entender realmente as coisas que são necessárias para o desenvolvimento de aplicativos, nada melhor do que conferir algumas dicas antes de contratar uma empresa desenvolvedora de apps, não é mesmo? Para começar, sempre analise a experiência do lugar em relação ao desenvolvimento de software antes de qualquer coisa.

Caso perceba que a empresa apenas possui um histórico ligado à área de publicidade e propaganda, é muito provável que o desenvolvimento do aplicativo será terceirizado. E isso, é claro, pode gerar alguns problemas para você como, por exemplo, dificuldades para fazer manutenção, receber um produto diferente do que foi negociado, pagar um valor mais caro pelo app, entre muitos outros.

Qualquer aplicativo precisa ser criado por profissionais que realmente tenham experiência e conhecimento em software, juntamente com a ajuda de um designer. Ambos serão responsáveis por projetar o layout e a usabilidade do app. Por isso é importante ter bastante cuidado na hora de contratar uma empresa para criar um aplicativo.

Ao todo, pode-se dizer que um aplicativo é composto por duas partes principais, são elas:

Painel administrativo

Para quem não sabe, o painel administrativo é um software WEB, o qual é muito parecido com páginas de sites. É a partir desse painel que os administradores do app são capazes de monitorar o uso do aplicativo, configurar parâmetros e editar os cadastros.

Aplicativo para smartphone

Além do painel administrativo, é importante mencionar que o app será baixado pelo usuário da Windows Store, Google Play ou da Apple Store – os três principais sistemas operacionais. Como ele é um software, ficará instalado no celular. Dessa forma, quando a pessoa faz qualquer ação, esse app consegue se conectar ao banco de dados utilizado pelo painel administrativo, com o objetivo de levar e de buscar as informações.

Por que o desenvolvimento de aplicativos é complexo?

No geral, é possível dizer que o desenvolvimento de aplicativos é algo bastante complexo. Para entender melhor isso, veja logo abaixo o que é necessário para fazer a criação de um app.

Designer

Esse profissional tem como principal função fazer o desenho de todas as interfaces do aplicativo. Vale ressaltar que ele vai sempre prezar pela usabilidade do app, uma vez que esse é um dos principais elementos para o sucesso.

Webdesigner

É o webdesigner que vai colocar em prática o layout projetado pelo designer. Nesse caso, os dois profissionais podem ser a mesma pessoa.
Analista de sistemas
Por sua vez, o analista de sistemas deixa claro o que deve ser feito no projeto e entende qual é a real necessidade do cliente ao desejar o app. Esse profissional também pode auxiliar na programação.

Desenvolvedor / Programador

Essa é a pessoa que vai transformar todas as especificações do aplicativo em códigos, sempre seguindo o que os outros profissionais já definiram anteriormente. Pode-se dizer que o desenvolver é um dos profissionais mais importantes, uma vez que a parte que ele faz representa quase que 50% do esforço do desenvolvimento de aplicativos.

Conclusão

Sendo assim, como você percebeu, muitas coisas e muitos profissionais são necessários para o desenvolvimento de aplicativos. E é exatamente por isso que é possível dizer que a criação de apps é algo um tanto quanto complexo e que precisa ser feito por pessoas realmente capacitadas.

Artigo escrito pela equipe da UpSites, agência de criação de websites em SP.

Orçamento via WhatsApp